O cedro é uma árvore de grande porte e copa frondosa, pertencente à família das pinaceae, da qual também fazem parte o gênero pinus. Sua madeira macia e própria para a arte do entalhe e escultura é conhecida e utilizada desde tempos imemoriais, por algumas das mais antigas civilizações. O gênero cedrus está ramificado em variadas espécies e sub-espécies, presentes desde o norte da África até o oriente, passando pelo leste europeu.
(cedro libanês)
A espécie mais famosa desse grupo é o cedro libanês (cedrus libani), conhecido na antiguidade como "cedro da Babilônia", pois o atual Líbano faz parte do território dessa antiga civilização mesopotâmica. Sua utilização era também muito apreciada pelos egípcios para confecção de artigos de luxo dos mais diversos, como sarcófagos e estátuas, muitos dos quais foram e continuam sendo encontrados por arqueólogos em suas escavações.
(sarcófago de cedro)
Aqui no Brasil é utilizado o "cedro brasileiro" (cedrela fissilis) que é encontrado em matas de diversas regiões. O cedro brasileiro não é da mesma família do cedro libanês, apenas o nome popular é o mesmo, pois trata-se de uma madeira com propriedades muito parecidas com o cedro original. O nosso cedro vem da família das meliaceae, da qual também faz parte o mogno (Swietenia macrophylla).
(cedro brasileiro)
Muito explorado e desmatado, o preço do cedro brasileiro no mercado de madeiras vem aumentando significativamente após ser intensificada a fiscalização do Ibama (órgão responsável pela defesa do nosso meio ambiente) sobre a extração madeireira. É importante, portanto, que se compre apenas as madeiras com o "selo verde" do Ibama, pois são retiradas respeitando-se as normas ambientais.
(pranchas de cedro prontas para se trabalhar)
O cedro é excelente para a carpintaria, a marcenaria, o entalhe e a escultura. Sua madeira clara e de odor adocicado não apresenta nós e é muito macia, sendo extremamente versátil. Para o entalhe e a escultura é particularmente apropriada, a ponto de ser considerada sagrada pelos egípcios antigos.
(entalhe em cedro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário