Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

MADEIRA: PINHO DE RIGA

                 O pinho de riga (Pinus sylvestris) é uma árvore originária do norte da eurásia e que recebe seu nome da cidade de Riga, na Letônia, importante porto do mar Báltico por onde foi exportada largamente para todo o mundo.

(distribuição geográfica)

 Sua madeira clara, de veios marcantes, é característica do gênero pinus. Porém os veios do pinho de riga são mais pronunciados que os das outras espécies desse gênero. Sua madeira é macia e resistente, tornando-a muito versátil.  

           
           No Brasil o pinho de riga é encontrado apenas em casarios e construções antigas pois foi muito utilizado na construção civil, como madeira para vigamentos entre outros fins,  até as primeiras décadas do século XX. As peças deste blog utilizam pinho de riga comprado em casas de artigos de demolição, bastante comuns em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro. 

(peças de demolição)

A madeira recebe um tratamento prévio, como raspagem e retirada de pregos, antes de poder ser reutilizada. Sem dúvida é uma das madeiras mais nobres para a arte do entalhe e da escultura.

              

3 comentários:

  1. Morei em uma casa antiga, no subúrbio do Rio de Janeiro, que tinha muito desta madeira. Nunca tinha visto uma foto da árvore. É muito bonita. Imagine quanta história por trás destas madeiras.

    ResponderExcluir
  2. Onde consigo comprar pinho de riga? Grato!

    ResponderExcluir
  3. Favor entrar em contato 32-3271-1277

    ResponderExcluir