Entalhe em cedro rosa com detalhes em jacarandá formando o piso em xadrez. Peça produzida sob encomenda, com vários elementos da simbologia maçônica. Altura 45cm.
Trabalhos em madeira do escultor autodidata Felipe Barreto. Envolvendo entalhes, esculturas e mobiliário.
Translate
terça-feira, 31 de julho de 2012
SÍMBOLOS MAÇÔNICOS
Entalhe em cedro rosa com detalhes em jacarandá formando o piso em xadrez. Peça produzida sob encomenda, com vários elementos da simbologia maçônica. Altura 45cm.
domingo, 22 de julho de 2012
FERRAMENTA: O FORMÃO
Entre as ferramentas mais utilizadas nos trabalhos de entalhe e escultura em madeira, o formão ocupa um lugar de destaque. Por definição, o formão é um instrumento cortante usado para cavar e esculpir a madeira.
jogo de formões e martelo
O formão pode ser usado a mão livre ou com o auxílio de um martelo (geralmente de madeira), dependendo do tipo de trabalho que se pretende. A mão livre se usa para pequenos detalhes e em madeiras macias, o que permite tirar delicadas lascas, quase como um estilete. É também muito utilizado na etapa de acabamento. O martelo permite realizar um desbaste maior da peça e se usa, principalmente, nas etapas iniciais do trabalho.
utilização do formão a mão livre
formões para uso sem martelo
O que diferencia os tipos de formão é o tamanho e o formato da lâmina. Podem ser curtas ou longas; achatadas ou em curva; ou de outras formas diferentes. O formato da lâmina é que vai imprimir o efeito desejado na madeira.
cada tipo de lâmina imprime um formato diferente no corte, criando o efeito desejado
Como a maior parte dos equipamentos e utensílios para se trabalhar com a madeira, os formões mais eficientes são também os mais caros. Os mais indicados são produzidos nos Estados Unidos e nos países europeus. É sem dúvida, a ferramenta inicial para se entender o entalhe e a escultura em madeira.
excelentes formões suíços
quarta-feira, 18 de julho de 2012
segunda-feira, 16 de julho de 2012
sábado, 14 de julho de 2012
CAMA DE CASAL
Essa cama foi restaurada a partir de uma cabeceira comprada num antiquário de Cabo Frio nos anos 90. O entalhe vazado da cabeceira é original da peça. Havia ali também uma almofada central que foi substituída por um entalhe em pinho de riga. Foram acrescentadas as laterais e os pés. Cedro e pinho de riga. Comprimento 2,10 m; largura 1,70 m; altura da cabeceira 1,60 m; altura dos pés 50 cm.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
segunda-feira, 9 de julho de 2012
sábado, 7 de julho de 2012
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)